Destaques

Participação no Webinar CRF-SP – Logística Reversa de Medicamentos e suas Embalagens – Fase II – Um olhar Setorial

A Abafarma participou no Webinar organizado pelo CRF-SP no dia 07/03 ao lado de entidades representantes do setor do varejo e indústria. Nosso presidente Executivo, Oscar Yazbek Filho, participou do painel juntamente com os representantes das entidades ABCFarma, Sincofarma-SP, Abrafarma e Sindusfarma. O evento foi conduzido pelo Dr. Adriano Falvo, Secretário Geral do CRF-SP.

1º Curso para área técnica dos associados da Abafarma – Curso RDC 430 de 2020 integrada com a ISO 9001:2015

Nos dias 05 e 06 de março contamos com mais de 100 participantes entre farmacêuticos e colaboradores da área técnica da qualidade e regulatória para o primeiro dos 8 cursos que a Abafarma fornecerá nesse ano de 2024 aos seus associados. Serão 40 horas de treinamento ministrados pela Dra. Glaucia Karime Braga da Qualitaspharma com diferentes temas.

A Abafarma teve participação no evento da Solística sobre a RDC 430/20 junto à Abol, Abrafarma, Sindusfarma e US-Phamacopeia (USP).

No dia 01/06/2023, o presidente executivo da Abafarma, Oscar Yazbek, participou do painel de de networking com demais agentes da cadeia de distribuição e técnica, do qual tivemos ao lado representantes do Sindusfarma, Abol, US-Pharmacopeia e Abrafarma, no evento intitulado “Modelos operacionais e resultados dos estudos do mapeamento térmico para cumprimento da RDC 430/2020 nas operações da Solística”.

Realizado 2º Treinamento do cronograma anual de capacitação para área técnica dos associados da Abafarma ministrado pela Dra. Glaucia Karime Braga.

Foi realizado nos dias 03 e 04 de abril o segundo treinamento sobre Formação de Auditores conforme a ISO 19011:2018 aos associados da Abafarma com o objetivo de capacitar os participantes a: compreender conceitos, tipos e princípios de uma auditoria em um sistema de gestão; desenvolver competência auditora; aprender a realizar reuniões de abertura e encerramento; aprender métodos de auditoria e como declarar não-conformidades; e, por fim, aprender como elaborar um relatório de auditoria.

Realizado 1º Treinamento do cronograma anual de capacitação para área técnica dos associados da Abafarma ministrado pela Drª. Glaucia Karime Braga (Qualitaspharma).

Foi realizado nos dias 07 e 08 de março o primeiro treinamento sobre Sistema de Gestão da Qualidade na Distribuição de Medicamentos aos associados da Abafarma. Toda a agenda de cursos de 2023 serão ministrados pela farmacêutica Glaucia Karime Braga, Mestre e Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Universidade de São Paulo e membro do Comitê de Especialistas em Capítulos Gerais - Embalagem e Distribuição da United States Pharmacopeia. Possui 20 anos de experiência em indústria farmacêutica na área de Garantia da Qualidade. E nos últimos 7 anos tem ministrado cursos e palestras para reguladores, com destaque para os fiscais de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo.

A Abafarma participou do evento Summit 2023, organizado pela US-Pharmacopeia (USP), ao lado da NTC, Abrafarma e Sindusfarma.

No dia 14/03/2023, o presidente executivo da Abafarma, Oscar Yazbek, participou do USP Summit 2023 – Improving Supply Chain Resilience of Quality Medicines no painel de discussões da sessão : “Importância dos esforços colaborativos para manter a integridade e evitar o desabastecimento de medicamentos - Caso: RDC no . 430/2020 (Boas Práticas de Distribuição, Transporte e Armazenamento)” no evento da Farmacopeia Americana (USP).

A Abafarma teve participação no evento do CRF-SP sobre a logística reversa de medicamentos ao lado do Sindusfarma e Sincofarma-SP.

O CRF-SP realizou, no dia 16/02/2023, o webinar “Descomplicando a logística reversa de medicamentos e de suas embalagens", com a participação de Marcelo Polacow (CRF-SP), Juan Carlos Becerra Ligos (Sincofarma), Oscar Yazbek (Abafarma), Rosana Mastelaro (Sindsusfarma) e Diego Silva (Sindusfarma).

A Abafarma organizou em conjunto com a USP, ACFB e Sindusfarma o 2º Worshop sobre BPDTA por web conferência com a participação de quase 2 mil pessoas de todo o setor farmacêutico.

Nos dias 30 e 31 de janeiro ocorreu o 2º Workshop sobre Boas Práticas de Distribuição, Transporte e Armazenagem organizado pela USP, Abafarma, ACFB e Sindusfarma, com apoio institucional da Abrafarma, Abradilan e NTC&Logística. Além disso, tivemos a participação da área técnica da ANVISA e integrantes do PDA. O evento contou com 1.947 participantes no primeiro dia e 1.359 no segundo dia. Foram apresentados os estudos de mapeamento de rota da Abafarma e Abradilan e foram realizadas atualizações sobre a família de Capítulos Gerais da USP e uso do MKT no tratamento de excursões de temperatura.